domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tonino Lamborghini em Poços de Caldas

Tonino Lamborghini Wines
     Dia 03/02/2013 foi o dia de degustarmos alguns vinhos da marca Tonino Lamborghini aqui em Poços de Caldas. O evento foi realizado na sede da SOAVI (Sociedade Amigos do Vinho) onde os pratos foram preparados pelo chef Clóvis Marcassa e os vinhos apresentados pelo sr. Stefano Agazzi, enólogo e "CEO Wine" da empresa Tonino Lamborghini. Estiveram presentes inúmeros associados com seus acompanhantes e ainda amigos que vieram de Campinas para visitar a cidade e prestigiar o evento. Osair Ribeiro e sua esposa Mariana, proprietários da importadora Global Wine & Gourmet foram os propulsores deste evento.


     Fundado em 1981 na Bolonha, o grupo Tonino Lamborghini é uma oficina de design criativo, com um centro de estilos liderado pelo próprio Tonino, estendendo o conceito de luxo que marcaram seus carros esportivos baseado em tecnologia e inovação para produtos como relógios, celulares, óculos, perfumes, acessórios de moda, mobiliário, acessórios esportivos e também vinhos, com a intenção de expressar seu slogan "Puro Talento Italiano".
     Perguntamos ao sr. Stefano sobre como seria a estratégia da empresa em relação aos vinhos, já que estão criando uma expectativa muito grande associando os vinhos à marca Lamborghini, que é reconhecida mundialmente por seus carros de grande potência, luxo e prazer e ele respondeu que o mundo dos vinhos estabelece seus próprios critérios de avaliação e críticas e que o conceito Tonino Lamborghini está implícito ainda na hora de escolher as vinícolas (com exclusividade) para produzirem seus vinhos, garantindo autenticidade. Assim, a fórmula está feita e os vinhos estão prontos para ser degustados por todos e os rótulos, que são trabalhados de forma artesanal em cerâmica, demonstram nitidamente este conceito da empresa. Neste almoço foram apresentados os seguintes vinhos:

Espumante Palazzo del Vignola
Uvas: Pinot e Chardonnay
Safra: 2010
Método: Charmat
Álcool: 12,5%
Região: Val Tidone - Emília Romana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 20kg
Vinificação: Prensagem suave, vinificação sem maceração das cascas em aço inox com temperatura controlada abaixo dos 18 graus.
Envelhecimento: Em aço inoxidável por 6 meses e maturação na garrafa por 3 meses.
Análise organoléptica: Espumante branco brilhante, com um "bouquet" de frutas cítricas. Em boca, sabor picante, grande acidez e excelente persistência, com perlage muito fina e persistente.
Foi servido com bruschettas de tomate e queijo.

Vinho Sangue di Miura (Super Toscano)
Uvas: 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot
Safra: 2009
Álcool: 13%
Região: Campo al Fico e Campo al Mandorlo- Toscana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. 18 dias de maceração com as cascas. Posterior é realizada a fermentação malolática.
Envelhecimento: em barris de carvalho por 6 meses e maturação na garrafa por 3 meses.
Análise organoléptica: Vermelho rubi com reflexos púrpuros. Aromas frutados e picantes, de boa intensidade. Encorpado e tânico, na boca lembra couro e pimenta verde. De boa acidez e ótima persistência.
Foi servido com Fettuccine ao molho de tomates e azeitonas.

Vinho Brunello di Montalcino DOCG Sangue di Miura
Uvas: 100% Sangiovese Grosso
Safra: 2007
Álcool: 14%
Região: Montalcino - Toscana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. Vinificação separada por 4 dias a temperatura de 10ºC, seguida de mais 10 dias de fermentação alcoólica e maceração nos tanques de inox. 
Envelhecimento: Estágio em barris de carvalho por 36 meses e maturação na garrafa por 6 meses.
Análise organoléptica: Vermelho intenso, com notas alaranjadas em razão do envelhecimento. Grande complexidade aromática com notas de frutas maduras, compotas, tabaco e chocolate. No paladar é intenso, rico, potente, de boa acidez, taninos refinados e boa acidez. Muito balanceado e um excelente e harmônico retrogosto.
Foi servido com Risoto Toscano e foi aerado uma hora antes de servir.

Vinho Barolo DOCG Sangue di Miura
Uvas: 100% Nebbiolo
Safra: 2008
Álcool: 14%
Região: Monforte d'Alba - Piemonte / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. Vinificação separada com 25 dias de maceração nas cascas. 
Envelhecimento: em barris de carvalho por 24 meses em barricas de carvalho esloveno e maturação na garrafa por 12 meses.
Análise organoléptica: Vermelho granada, com reflexos alaranjados. Excelente complexidade aromática, com notas florais, ameixa, tabaco, chocolate, frutas secas e couro. Austero, é intenso e muito encorpado e se apresentou ainda muito jovem, demonstrando grande potencial de guarda.
Foi servido com Brasato ao Barolo e brócolis e foi aerado uma hora antes de servir.

Ao final, uma surpresa, o pai do sr. Stefano, o italiano Giuseppe Agazzi (82 anos), emocionou a todos presentes oferecendo gentilmente um de seus vinhos, o Pacito Fior di Rosa, da vinícola de sua propriedade Villa Oppi. Com apenas 11% de álcool, este vinho é feito da uva Moscato, onde as uvas passam por um período de desidratação. Foi realmente um gesto de extrema generosidade já que são produzidos aproximadamente 300 garrafas por ano e neste almoço pudemos degustar 3 desta jóia rara.
Foi servido com uma sobremesa inovadora, uma arte mineira de goiabada com queijo, mas preparada de forma muito carinhosa e requintada pelo Clóvis Marcassa.

Muito bem Amigos da Trilha, o texto foi longo, mas se você chegou a ler até aqui e não pode ir pessoalmente, ficou com água na boca né, mas se você foi, sabe o quanto foi prazeroso este almoço entre amigos. E assim terminamos este post!!

Não percam os próximos!!!

Na Trilha do Vinho, brinde esta aventura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.