quarta-feira, 2 de maio de 2012

Degustação de vinhos portugueses - Na Trilha do Vinho

Olá Amigos da Trilha, tudo bem? Neste último final de semana apresentamos 6 vinhos portugueses da região do Douro, tendo a responsabilidade de representar dois enólogos extremamente importantes e mundialmente reconhecidos por seus talentos e a qualidade de seus vinhos, os enólogos Carlos Lucas e Cristiano Van Zeller. Além de inúmeras informações, curiosidades e principalmente momentos descontraídos, pudemos também degustar queijos, frios e duas massas de nosso parceiro Raul, da La Vittoria (Ribeirão Preto): Tortelini de Búfala e Rondelli de Ricota e Espinafre, que com os segredos de preparação da mamãe Sanuana, ficaram simplesmente maravilhosas. Foram momentos inesquecíveis que precisamos deixar registrado.
Vamos aos vinhos:
Van Zellers Douro Branco 2009 - Cristiano Van Zeller
Tom de Baton Douro Branco 2009 - Carlos Lucas
Os vinhos brancos foram degustados juntos, harmonizados com os queijos e frios. O primeiro foi o Van Zellers Douro Branco 2009, de cor amarelo palha brilhante. Seus aromas apresentava frutas cítricas como abacaxi e tons herbáceos. Na boca era muito fresco, com boa acidez, frutado e final longo. O segundo vinho branco foi o Tom de Baton Douro Branco 2010, de cor límpida e transparente, com aromas de frutos tropicais, tinha um destaque para o cítrico. Na boca, um volume suave, com uma acidez viva e um final refrescante. Ambos harmonizaram muito bem com o queijo suíço Emmental, que é um queijo de consistência média, de sabor suave e levemente adocicado
Tom de Baton Douro Tinto 2009 - Carlos Lucas
Quinta Vale Dona Maria Douro Tinto 2007 - Cristiano Van Zeller (RP 93)
Baton Douro Tinto 2009 - Carlos Lucas (RP 90)
CV Douro Tinto 2008 - Cristiano Van Zeller (RP 95)
  Os tintos foram servidos em duas etapas, dividos pela harmonização das massas. Na primeira etapa, degustamos o Tom de Baton Douro Tinto 2009, com uma cor rubi e aromas exuberantes, frutado e floral. Na boca era muito equilibrado, com uma textura aveludada e um final fresco. Em seguida degustamos o Quinta Vale Dona Maria Douro Tinto 2007, com um vermelho profundo, aromas ricos, destacando muita fruta madura e na boca um vinho tipicamente elegante, equilibrado, com um final longo e frutado. Na segunda etapa, degustamos o Baton Douro Tinto 2009, de cor intensa, aromas de grande complexidade predominando os frutas vermelhas, como amoras, framboesas e notas de especiarias e tabaco. Na boca, taninos firmes e acidez equilibrada, com um final longo e persistente. Finalmente, degustamos o CV (Curriulum Vitae) Douro Tinto 2008, de cor vermelho profundo, com nuances violáceas, extremamente agradável. Muita concentração de fruta vermelha madura, elegante, bem equilibrado, com taninos marcantes, justificou seus 95 pontos recebidos por Robert Parker. Um gigante!!!

E assim foi amigos! Não percam as próximas degustações! A próxima uniremos vinhos do Vale do São Francisco (Brasil), com os encorpados Tannat's do Uruguai. Não percam!!!

Eno-abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.