quarta-feira, 16 de maio de 2012

Degustação de vinhos - Brasil e Uruguai - Na Trilha do Vinho

Dias 11 e 12 de maio promovemos uma discussão / degustação dos paradigmas e surpreendentes vinhos do vale do São Francisco e aos encorpados e deliciosos vinhos uruguaios.
Os vinhos nacionais sofrem com o descompasso na relação custo x benefício em relação aos vinhos chilenos e argentinos (que representam quase 70% do volume de vinhos importados) e agora ainda carrega um "elefante" nas costas devido ao protecionismo do governo brasileiro que pretende aplicar medidas de salvaguarda, criando cotas de importações e aumentando os impostos dos vinhos importados. Ao invés disto, poderiam incentivar os produtores nacionais em melhorarem a qualidade de nossos vinhos, reduzindo a carga tributária e criando programas de incentivos aos produtores para que os vinhos nacionais cresçam por méritos e competência.
Mas, meus amigos João Santos, diretor da ViniBrasil (Rio Sol) e o enólogo Carlos Lucas (que assinou as garrafas dos vinhos), ambos portugueses e extremamente competentes, merecem todo o nosso respeito e admiração, então, politicagem a parte, em nossa degustação seus vinhos realmente foram surpreendentes, mostrando que o Brasil faz bonito sim, deixando todos os presentes encantados com os seus vinhos. Vamos a eles:
Espumante Allure Brut
Rio Sol Winemakers Touriga Nacional 2009
Rio Sol Winemakers Alicante Bouschet 2009
Sem passar por madeira, o espumante Allure Brut possui 12% de alcool e é feito com as uvas Chenin Blanc e Viognier. De cor dourada, seus aromas remeteram notas cítricas e em boca apresentou-se bem equilibrado, leve, refrescante e fácil de beber. Os vinhos da linha Winemakers com as varietais "Alicante Bouschet" e "Touriga Nacional" chamaram atenção pela tipicidade das castas e pela qualidade dos vinhos. Ambos com 6 meses de madeira, o vinho Rio Sol Winemakers Alicante Bouschet 2009 apresentou aromas de tostados e em boca possuía taninos marcantes, com um longo final. Já o vinho Rio Sol Winemakers Touriga Nacional 2009 remeteu aromas de frutas negras e especiarias e em boca estava encorpado e sedutor.
A certa altura da degustação, depois das discussões nacionais, chegava a vez dos uruguaios.
Cantharus Tannat 2009
Osiris Merlot Reserva 2006
Osiris Tannat Reserva 2005
Os vinhos da Antígua Bodega Stagnari que passam de geração por geração e hoje habilmente conduzidos por Virginia Stagnari (5ª geração da família) apresentava suas qualidades, sabores e requintes. O vinho Cantharus Tannat 2009 apresentou um vermelho rubi intenso e aromas elegantes e complexo. Em boca era encorpado, com boa acidez e untuoso, legitimando a tannat. O Osiris Merlot Reserva 2006 se apresentou mais evoluído, com aromas de frutas negras, com notas de chocolates e defumados. Em boca, taninos macios e aveludados, com final longo e persistente. Um vinho com 15 meses de madeira. Finalizando, degustamos o Osiris Tannat Reserva 2005. Com aromas complexos que remetiam a frutas vermelhas, especiarias e torradas, resultante de 12 meses de madeira, em boca apresentava taninos equilibrados, carnudos e maduros, com final longo e persistente. Um grande vinho!!!

A próxima degustação será a vez dos vinhos espanhóis e não esqueçam, as vagas são limitadas!!! Liguem no (35) 3721.4276 ou nos envie um e-mail no contato@natrilhadovinho.com.br.

Eno-abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.