domingo, 6 de outubro de 2013

Jantar luso-marroquino - Confraria Amigos da Trilha

Começaram os jantares mensais da "Confraria Amigos da Trilha". A primeira noite em 05/10/2013 foi simplesmente inesquecível!!!

Era pouco mais das 19h00 e já estava tudo pronto. Música árabe, casa arrumada, energia boa, toques finais nos temperos dos pratos e na temperatura dos vinhos e, a partir daí, era só aguardar a chegada dos confrades.

A partir das 20h30, André Dourador, Fábio Gregório, Sanuana Carvalho, Bruna Cagnani, Gustavo Dourador e Alexandre Claudino iniciaram os serviços.



Já no primeiro prato, o "Hommus de abóbora e harissa (pasta de pimenta condimentada) com pita (pão)" ganhou um upgrade do chef com uma cebola cozida no vinagre de vinho branco, açúcar e loro.

Este prato foi harmonizado com o "Encosta do Xisto Alvarinho 2011", um vinho verde, 100% da uva alvarinho, com 13,5% de álcool. Extremamente aromático, sem barrica, com palato frutado (cítrico), acidez moderada e conjunto fresco e harmonioso.

Os confrades também se deliciaram de um vinho que não estava no enunciado. Foi servido o vinho "Baton Douro Branco 2010", um blend com a maioria de Viosinho, Rabigato e Gouveio que estagiou 4 meses em barricas francesas, com 14% de álcool e que se apresentou ainda jovem (cor amarelo palha e reflexos esverdeados) mesmo com seus 3 anos. Frescor intenso, estruturado, untuoso, bom volume de boca e final intenso e elegante, mostrando que é um branco com potencial de guarda.





O segundo prato foi uma salada marroquina de laranja, cenoura, tâmaras e romãs. O detalhe foi o molho que regou a salada feito a base de suco de limão siciliano com água de flor de laranjeira e açúcar. Simplesmente espetacular!!!

Foi servido o vinho "Carm Douro Rosé 2010", produzido pela família Roboredo Madeira. Um rosé da uva Touriga Nacional com 13% de álcool, servido a uma temperatura de 10º.









O prato principal foi o Cuscuz K'Dra - Frango em laranja, gengibre e mel acompanhado de cuscuz marroquino, legumes, grão de bico, amêndoas torradas e damascos. O detalhe é que o frango ficou mergulhado em um molho de suco de laranja, mel e gengibre ralado por 3 dias antes de ir ao forno. A sua textura estava firme, porém desmanchava ao tocá-lo e o sabor maravilhoso, tornando-o nobre!

Foi servido então o vinho "Casa da Passarela Dão 2009" com 13,5% de álcool. Um assemblage das uvas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Jaen e Alfrocheiro, com notas aromáticas de frutas vermelhas, extremo equilíbrio entre acidez e o corpo com taninos finos e firmes, que harmonizaram muito bem com o prato.











A sobremesa foi "M'Hanncha ao molho de tâmaras. Uma torta de amêndoas, nozes, laranja, massa mil folhas com recheio à base de água de rosas e pétalas de rosas secas, coberto com uma calda de tâmaras. Acompanhava um sorvete de creme.

O vinho servido foi o Porto Ferreira Tawny. Um assemblage de Touriga Francesa, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinto Cão e Tinta Roriz, com 19,5% de álcool e que passou aproximadamente 4 anos em grandes tonéis de carvalho. De cor vermelha com nuances acastanhadas, delicadas notas aromáticas de especiarias e frutos secos. Em boca tinha um belo equilíbrio entre o frescor e a doçura, com final persistente. Uma delícia!












Jantar com 4 pratos, 5 vinhos, água, café e muita diversão!!!







A Sanuana como assistente de cozinha deu um show e os pratos ficaram tão maravilhosos que valeu o agradecimento ao chef.

 

Muito obrigado aos Amigos da Trilha por dividir este momento tão especial conosco. Em novembro teremos mais jantares!!!

Eno-abraços!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.