domingo, 17 de fevereiro de 2013

Achaval Ferrer em Poços de Caldas

Dia 06/02/2013 tivemos o prazer de degustar excelentes vinhos da vinícola Achaval Ferrer aqui em Poços de Caldas. A tarde gravamos o programa de tv e a noite realizamos um Wine Dinner para os Amigos da Trilha, que aconteceu na Churrascaria Poços Grill.


A vinícola Achaval Ferrer foi fundada em 1998 por seis amigos, dentre eles o sr. Marcelo Victoria que, em parceria com o enólogo italiano Roberto Cipresso, um dos mais respeitados enólogos do mundo, produzem em uma pequena vinícola vinhos de altíssima qualidade explorando o verdadeiro conceito do "Terroir" em seus vinhedos na província de Mendoza, Argentina. Achaval Ferrer é considerada uma das melhores vínicolas do mundo, segundo as principais revistas mundiais relacionadas à vinhos: Wine & Spirits, Wine Advocate e Wine Spectator. Neste dia provamos os 3 conceitos oferecidos pela vinícola, todos tintos:

O vinho Achaval Ferrer Malbec é o 100% Malbec "básico". As uvas provêm de 3 vinhedos diferentes e passa por aproximadamente 9 meses em barricas de carvalho. Aromas intensos, demonstra muita fruta, mas também expressa o tostado da madeira e especiarias. Na boca, tem ótimo corpo e taninos aveludados, com grande persistência.

O vinho Quimera é um blend com as uvas do famoso "corte bordalês", Malbec, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Petit Verdot. Passando por 12 meses na madeira, é um vinho bem generoso. Tem uma grande complexidade aromática com frutas, notas florais, especiarias, tostados e até couro. Na boca é bem tânico e potente, sem perder a elegância. Uma delícia!

Por fim o Finca Bella Vista. É o vinhedo mais antigo da Achaval Ferrer, localizados em Perdriel a 980 metros sobre o nível do mar e suas vinhas em pé-franco possuem mais de 100 anos. Cada videira produz apenas 400g de uva, sendo necessárias 3 plantas para se produzir uma garrafa, uma iguaria. A safra 2010 passou 15 meses em barricas novas de carvalho francês. Aroma muito complexo, com muita fruta negra (como amora e cereja), nunces florais de violeta, especiarias e notas de tostados, tabacos e relacionados pela passagem da madeira. Na boca é denso, mas com taninos elegantes e textura sedosa. Um excelente equilíbrio que recebeu 93 pontos por Robert Parker e 95 pontos pela Wine Spectator.


Não posso deixar de agradecer e muito aos meus amigos da importadora Inovini. Leandro Tetti (Marketing) e a minha querida amiga Luana Franceira (Comercial) que também nos prestigiaram com suas presenças e acreditam em nosso propósito. Um agradecimento também ao Cláudio Silva, Rita Ibañez e Rodrigo Lanari, Poços de Caldas está com as portas abertas sempre pra vocês. Trazer uma personalidade como esta para nossa cidade só aumenta nossa responsabilidade com nossos amigos!!!

Queridos Amigos da Trilha, até a próxima!!! Em breve o vídeo deste programa estará disponível no site YouTube em nossa página http://www.youtube.com/user/natrilhadovinho e você poderá assistir a trasmissão que irá ao ar nos dias 02/03 (sábado) às 23:30hs e 03/03 (domingo) às 19:00hs pela Tv Poços, com transmissão simultânea pelo site www.tvpocos.com.br.

Na Trilha do Vinho, brinde esta aventura!!!

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Tonino Lamborghini em Poços de Caldas

Tonino Lamborghini Wines
     Dia 03/02/2013 foi o dia de degustarmos alguns vinhos da marca Tonino Lamborghini aqui em Poços de Caldas. O evento foi realizado na sede da SOAVI (Sociedade Amigos do Vinho) onde os pratos foram preparados pelo chef Clóvis Marcassa e os vinhos apresentados pelo sr. Stefano Agazzi, enólogo e "CEO Wine" da empresa Tonino Lamborghini. Estiveram presentes inúmeros associados com seus acompanhantes e ainda amigos que vieram de Campinas para visitar a cidade e prestigiar o evento. Osair Ribeiro e sua esposa Mariana, proprietários da importadora Global Wine & Gourmet foram os propulsores deste evento.


     Fundado em 1981 na Bolonha, o grupo Tonino Lamborghini é uma oficina de design criativo, com um centro de estilos liderado pelo próprio Tonino, estendendo o conceito de luxo que marcaram seus carros esportivos baseado em tecnologia e inovação para produtos como relógios, celulares, óculos, perfumes, acessórios de moda, mobiliário, acessórios esportivos e também vinhos, com a intenção de expressar seu slogan "Puro Talento Italiano".
     Perguntamos ao sr. Stefano sobre como seria a estratégia da empresa em relação aos vinhos, já que estão criando uma expectativa muito grande associando os vinhos à marca Lamborghini, que é reconhecida mundialmente por seus carros de grande potência, luxo e prazer e ele respondeu que o mundo dos vinhos estabelece seus próprios critérios de avaliação e críticas e que o conceito Tonino Lamborghini está implícito ainda na hora de escolher as vinícolas (com exclusividade) para produzirem seus vinhos, garantindo autenticidade. Assim, a fórmula está feita e os vinhos estão prontos para ser degustados por todos e os rótulos, que são trabalhados de forma artesanal em cerâmica, demonstram nitidamente este conceito da empresa. Neste almoço foram apresentados os seguintes vinhos:

Espumante Palazzo del Vignola
Uvas: Pinot e Chardonnay
Safra: 2010
Método: Charmat
Álcool: 12,5%
Região: Val Tidone - Emília Romana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 20kg
Vinificação: Prensagem suave, vinificação sem maceração das cascas em aço inox com temperatura controlada abaixo dos 18 graus.
Envelhecimento: Em aço inoxidável por 6 meses e maturação na garrafa por 3 meses.
Análise organoléptica: Espumante branco brilhante, com um "bouquet" de frutas cítricas. Em boca, sabor picante, grande acidez e excelente persistência, com perlage muito fina e persistente.
Foi servido com bruschettas de tomate e queijo.

Vinho Sangue di Miura (Super Toscano)
Uvas: 70% Cabernet Sauvignon e 30% Merlot
Safra: 2009
Álcool: 13%
Região: Campo al Fico e Campo al Mandorlo- Toscana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. 18 dias de maceração com as cascas. Posterior é realizada a fermentação malolática.
Envelhecimento: em barris de carvalho por 6 meses e maturação na garrafa por 3 meses.
Análise organoléptica: Vermelho rubi com reflexos púrpuros. Aromas frutados e picantes, de boa intensidade. Encorpado e tânico, na boca lembra couro e pimenta verde. De boa acidez e ótima persistência.
Foi servido com Fettuccine ao molho de tomates e azeitonas.

Vinho Brunello di Montalcino DOCG Sangue di Miura
Uvas: 100% Sangiovese Grosso
Safra: 2007
Álcool: 14%
Região: Montalcino - Toscana / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. Vinificação separada por 4 dias a temperatura de 10ºC, seguida de mais 10 dias de fermentação alcoólica e maceração nos tanques de inox. 
Envelhecimento: Estágio em barris de carvalho por 36 meses e maturação na garrafa por 6 meses.
Análise organoléptica: Vermelho intenso, com notas alaranjadas em razão do envelhecimento. Grande complexidade aromática com notas de frutas maduras, compotas, tabaco e chocolate. No paladar é intenso, rico, potente, de boa acidez, taninos refinados e boa acidez. Muito balanceado e um excelente e harmônico retrogosto.
Foi servido com Risoto Toscano e foi aerado uma hora antes de servir.

Vinho Barolo DOCG Sangue di Miura
Uvas: 100% Nebbiolo
Safra: 2008
Álcool: 14%
Região: Monforte d'Alba - Piemonte / Itália
Colheita: Manual em caixas de 14kg
Vinificação: Suave prensagem precedida de seleção de cachos e desengace. Vinificação separada com 25 dias de maceração nas cascas. 
Envelhecimento: em barris de carvalho por 24 meses em barricas de carvalho esloveno e maturação na garrafa por 12 meses.
Análise organoléptica: Vermelho granada, com reflexos alaranjados. Excelente complexidade aromática, com notas florais, ameixa, tabaco, chocolate, frutas secas e couro. Austero, é intenso e muito encorpado e se apresentou ainda muito jovem, demonstrando grande potencial de guarda.
Foi servido com Brasato ao Barolo e brócolis e foi aerado uma hora antes de servir.

Ao final, uma surpresa, o pai do sr. Stefano, o italiano Giuseppe Agazzi (82 anos), emocionou a todos presentes oferecendo gentilmente um de seus vinhos, o Pacito Fior di Rosa, da vinícola de sua propriedade Villa Oppi. Com apenas 11% de álcool, este vinho é feito da uva Moscato, onde as uvas passam por um período de desidratação. Foi realmente um gesto de extrema generosidade já que são produzidos aproximadamente 300 garrafas por ano e neste almoço pudemos degustar 3 desta jóia rara.
Foi servido com uma sobremesa inovadora, uma arte mineira de goiabada com queijo, mas preparada de forma muito carinhosa e requintada pelo Clóvis Marcassa.

Muito bem Amigos da Trilha, o texto foi longo, mas se você chegou a ler até aqui e não pode ir pessoalmente, ficou com água na boca né, mas se você foi, sabe o quanto foi prazeroso este almoço entre amigos. E assim terminamos este post!!

Não percam os próximos!!!

Na Trilha do Vinho, brinde esta aventura!!!